» Savana Brasileira
Cerrado

O cerrado – savana brasileira

     
  
 
   O cerrado por tempos foi considerado o “primo pobre” da Amazônia, titulo este conquistado devido a sua vegetação, porém após estudos descobriram que o cerrado apresenta uma fauna e flora bastante rica em biodiversidade e beleza natural.

   A área de cerrado é de aproximadamente 196.776.853 ha, abrangendo os estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e o Distrito Federal. Possui solo de savana tropical, pobre em nutrientes, porém rico em ferro e alumínio, e duas estações bastante marcantes: verão chuvoso e inverso seco, devido a estes fatores suas plantas possuem aparência de seca, com arbustos esparsos e gramíneas, e também há o cerradão, que é um tipo mais denso de vegetação.

   O bioma cerrado é composto por matas ou campos (savana propriamente dita), pelas áreas alagadas, matas de galeria e as veredas que são compostos por palmeiras ou árvores ao longo dos riachos. A presença de veredas sinaliza a presença de água.

   O Cerrado pode ser considerado a savana brasileira, porém se compararmos à savana africana verifica que o cerrado brasileiro possui uma biodiversidade muito maior e mais rica do mundo, devido à presença de diversos ecossistemas.

   Por trás daqueles campos secos, as aparências realmente podem enganar e aquilo que parece morto ou feio, esconde a vida, rica e cheia de belas surpresas, tanto na fauna que apresenta 67 gêneros de mamíferos, 837 espécies de aves, 150 espécies de anfíbios, sendo 45 endêmicas (exclusivo da área), 120 espécies de répteis, com 45 endêmicas, para termos uma noção mais profunda apenas no Distrito Federal o cerrado possui aproximadamente 1000 espécies de borboletas, 500 espécies de abelhas e vespas e 90 espécies de cupins, quanto na flora, há mais de 10.000 espécies de plantas catalogadas, sendo que aproximadamente 4400 são endêmicas.

   Em uma região de contrastes, espécies animais e vegetais aclimatadas na sombra ou na luz, têm a opção de escolha entre a mata e a campina ou simplesmente transitam e se alternam entre os diversos ambientes do Cerrado.


Referências:
www.casaecia.arq.br/cerrado1.htm
www.ibama.gov.br

 
© Copyright 2019 savana.com.br - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por www.e-assis.com.br